top of page

5 Tendências para os próximos anos da TI no Brasil

Atualizado: 14 de fev. de 2024


A 32ª edição da pesquisa anual do uso de TI do FGVcia – Centro de Tecnologia de Informação Aplicada da Escola de Administração de Empresas de São Paulo da Fundação Getúlio Vargas apresenta um panorama da tecnologia no país.

Os alunos dos cursos de Tecnologia da Informação da FGV/EAESP, coletaram, 2.636 respostas válidas de empresas Brasileiras e de Capital Privado em mais de 10.000 empresas pesquisadas.

Participaram da pesquisa, 66% das 500 maiores empresas do Brasil.

Conforme a pesquisa, identificou-se algumas tendências para os próximos anos da TI no Brasil. É muito interessante conferir os reflexos do comportamento “online” de 2020, o aquecimento do setor de tecnologia e o olhar estratégico das empresas.


Veja as principais tendências:


Um computador por pessoa: a expectativa é que o Brasil tenha 216 milhões de máquinas em uso para o mesmo número de habitantes entre 2022 e 2023.


Videoconferência, Internet e inteligência analítica: Videoconferência foi a categoria que mais cresceu, e fez o ZOOM estar presente em 40% das empresas. Com o novo formato de trabalho, a tendência é de seguir em crescimento.

Já sobre os navegadores mais utilizados pelas empresas, os resultados apontam uma participação de 62% do Microsoft Edge e Explorer, 30% do Google Chrome, 7% do Mozilla FireFox. “No uso doméstico, o Safari cresce muito, assim como o Chrome.”

Na categoria de inteligência analítica engloba todos os produtos de business intelligence (inteligência empresarial), business analytics (análise de negócios), CRM (Gestão de Relacionamento com o Cliente, da sigla em inglês) e os sistemas de apoio ao executivo. A SAP, especializada em softwares corporativos, assume o primeiro lugar com 25% de participação nas empresas. No departamento financeiro das empresas, quem aparece na frente disparado é o Excel como a ferramenta principal.


Mais investimento: outra tendência é que esse o percentual de crescimento dos recursos em TI pelas empresas alcance 9% nos próximos anos, se a economia colaborar.


Principais projetos de TI: o relatório indica que Inteligência Analítica (Analytics) e “o novo” ERP (Migração, Implementação e Integração) serão o foco de trabalho dos setores de TI nas empresas. Ainda, projetos de governança de TI, inteligência artificial, IoT (Internet das Coisas) e migração para a nuvem estão entre aqueles com que vão receber atenção e investimento.


Novos talentos: quando analisadas as grandes empresas, a pesquisa identifica que há uma tendência de escassez de profissionais, o que vai movimentar ainda mais o mercado e a procura por novos talentos para os times. Uma oportunidade incrível para profissionais bem qualificados.


Referências : https://pesquisa-eaesp.fgv.br/


Comentários


©2021 por Angla TI.

bottom of page